Você está aqui: Página Inicial / Plenário da Câmara de Luziânia discute melhorias para o transporte e mobilidade do Entorno Sul e o DF

por Graciliano Cândido última modificação 19/04/2023 18h44

Autoridades das esferas municipais e federais participaram da Audiência Pública sobre Transporte Público e Mobilidade, um assunto recorrente que necessita de discussão para traçar avanços para a região. Além do presidente da Casa, vereador Carlos da Liga, vereador Chico da Antarctica, prefeito municipal Diego Sorgatto, Secretária do Entorno, Maria Carolina Fleury, representantes de Novo Gama e o prefeito de Valparaíso Pábio Morrosó. O assessor de relações institucionais da concessionária Via-040, Frederico Souza, o Chefe da 1º delegacia da PRF, Joilson da Silva e Flávio Murilo Prates, secretário de transporte e mobilidade do DF, marcaram presença.

O momento foi propício para que os vereadores, representantes e participantes apresentassem as dificuldades enfrentadas na região que contempla o Entorno Sul (onde circula 70 mil veículos por dia), principalmente quanto a fluidez no trânsito, melhorias nas condições de infraestrutura e segurança de motoristas, pedestres e ciclistas.

O representante da Via 040, Frederico Souza, reconheceu que há um grande gargalo na região, principalmente com o desenvolvimento das cidades e salientou que a fluidez na via é um “caos total” e destacou que algumas alterações são possíveis de implementar. Ficou celebrado uma reunião de trabalho entre a Via 040 e os representantes dos municípios.  O secretário extraordinário de administração do Jardim Ingá, Marcos Cunha enfatizou a importância de envolver todos os autores para construir um novo cenário para a região.  “Não é possível que nosso morador do Jardim Ingá, gaste 3 horas para ir ou voltar do seu trabalho ou faculdade”, argumentou.

Victor Ismael, ciclista e morador de Luziânia conhece bem a realidade. Participa de grupos de pedal e enfrenta desafios diariamente e situações de acidentes com colegas. “Se tivesse uma ciclovia de Luziânia à Brasília, deixávamos o carro e iriamos de bike para o trabalho. Precisamos de ter mais qualidade de vida e segurança nas estradas para ir e vir para nossas casas, afinal deixamos lá nossas famílias”, cobrou o ciclista.

Participaram também os vereadores: Andrezão, Dioscler, Lena do Edgar, Luciano Braz, Nixon das Casinhas, Passos, Paulinho Cabelereiro, professor Carlinhos, professor Jamal, professor Marcus, Waltinho e o Superintendente de trânsito, Serginho do Meio Ambiente.

Assista a transmissão na íntegra