Você está aqui: Página Inicial / Luziânia é palco das Cavalhadas 2023

Luziânia é palco das Cavalhadas 2023

por Graciliano Cândido última modificação 08/06/2023 11h19
Presidente da Casa, vereador Carlos da Liga, prestigia evento realizado pelo Governo de Goiás e Prefeitura de Luziânia reinserindo o município no Circuito Estadual

As ruas do Centro de Luziânia ficaram tomados por cavaleiros tralhados e o público acompanhou ansiosamente o cortejo partindo da Igreja Matriz até o Ginásio de Esportes. Lá, crianças e adultos, assistiram as encenações das batalhas entre mouros e cristãos, com estrutura que foi montada no gramado e recebeu mais de 1 mil pessoas.

As Cavalhadas de Luziânia datam de 1751, sendo Luziânia a pioneira na realização do evento, em todo o Estado. A cidade ficou cerca de 17 anos de fora desse evento histórico-cultural, e em 2023 contou com o apoio do Governo de Goiás, através das Secretaria de Cultura e da Retomada para voltar a realizar as famosas Cavalhadas, fruto do empenho do prefeito Diego Sorgatto e o secretário municipal de educação, Tiago Machado organizador municipal.

O presidente da Câmara, vereador Carlos da Liga, empolgou com a reinserção de Luziânia no Circuito, e salientou que por Luziânia ser a pioneira, não pode ficar de fora dessa manifestação cultural. “Pra nós vereadores é uma grata satisfação estar aqui. O Governo está resgatando em todos os setores do nosso município”. O prefeito Diego Sorgatto, emendou: “É um privilégio enorme, pra todos nós que estamos aqui sermos de Luziânia, uma cidade que tem história, tem cultura, tem tradição. Tem 276 anos de sua fundação, e a Festa do Divino Espírito Santo já somam 270 anos de tradição. Nós estamos hoje, resgatando uma tradição que ficou adormecida por quase 20 anos: As Cavalhadas alusivas ao Divino Espírito Santo”.

Cavalhadas em 2023

Em 2023, o Circuito das Cavalhadas reúne 15 municípios: Santa Cruz de Goiás, Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, além de Niquelândia e Silvânia que também receberão investimentos e ações para se prepararem para o circuito do ano que vem.