Você está aqui: Página Inicial / Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

por Graciliano Cândido última modificação 02/04/2022 16h35

O dia de hoje (02/04), é um momento de reflexão e conscientização para apoiar os direitos das pessoas com autismo com intuito de poderem participar plenamente na sociedade. O preconceito ainda é visível e precisa ser combatido, principalmente por aqueles que consideram uma doença, mas na verdade é um transtorno do neurodesenvolvimento que prejudica a comunicação verbal e não verbal do paciente.

O acesso à informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é a base para que a sociedade conheça mais sobre o assunto e possa conviver em harmonia na sociedade e ter um ambiente cada vez mais integrativo e respeitoso.
De acordo com o Centro de Controle de Doenças e Prevenção americano (CDC), uma em cada 44 crianças de 8 anos de idade é diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O relatório publicado em dezembro do ano passado representa um aumento de 22% em relação ao estudo anterior, divulgado em 2020, que mostrava o diagnóstico de autismo em uma a cada 54 crianças da mesma idade. No Brasil, estima-se que há 4,84 milhões de autistas.

Audiência Pública

O vereador Chico da Antárctica propôs a realização de sessão solene, no próximo dia 13 de abril, com o objetivo de discutir e promover políticas públicas para os autistas do Município. Com isso, oferece melhores esclarecimentos e informações para toda a sociedade, minimizando o preconceito que ainda é bastante presente nos dias de hoje.
Sessão Solene "Dia do Autista"
Data: 13 de abril, a partir das 09h.
Local: Câmara Municipal de Luziânia - Plenário José Rodrigues dos Reis
Transmissão ao vivo pelos canais digitais da CML.