Você está aqui: Página Inicial / Audiência Pública enfatiza a promoção de políticas públicas para a cultura no município de Luziânia

por Graciliano Cândido última modificação 14/06/2023 15h46

Proposta pelo vereador professor Jamal e aprovado por todos os vereadores, a Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (14/06), tem por objetivo discutir a promoção de políticas públicas para a cultura no âmbito municipal. A audiência contou com a presença de autoridades e lideranças, entre elas: Secretário Municipal de Cultura e Juventude, Gabriel Fidelis, Secretária de Turismo, Valdirene Tavares, Presidente dos artesãos de Luziânia, Lilian dos Santos, Secretária da Negritude do PSB, Valneide dos Santos e o Sr. Julio César representando a deputada estadual Zeli. Os vereadores de Luziânia também participaram e agregaram às discussões.

O vereador professor Jamal enfatizou a importância de promover políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento do setor, haja visto que é uma área que gera emprego e renda para milhares de pessoas, desde os artistas, até equipe técnica que atua nos eventos. “Nós precisamos criar leis para amparar o movimento cultural. É a Lei que vai garantir a promoção da cultura municipal”, destacou. Na ocasião, a Quadrilha Junina Buscapé, do Setor Leste de Luziânia, apresentou para os participantes.

O Secretário Municipal de Cultura e Juventude, Gabriel Fidelis anunciou o programa municipal LuziArte, que tem por objetivo fomentar os artistas e produtores culturais de todas as áreas culturais. Ele destacou ainda a criação da agenda cultural nas redes sociais para divulgar os artistas, reforma do teatro municipal e o cinema público, no Centro de Convenções.  Luziânia está no circuito e sendo beneficiada com verbas federais da Lei Paulo Gustavo. “Nós seremos uma das primeiras cidades a ser contemplada com os recursos culturais Paulo Gustavo”.

Assista a Audiência Pública na íntegra