Você está aqui: Página Inicial / Outubro Rosa: Vamos falar sobre o câncer de mama?

Outubro Rosa: Vamos falar sobre o câncer de mama?

por Graciliano Cândido última modificação 01/10/2021 09h09

A campanha internacional chamada de Outubro Rosa tem o objetivo de sensibilizar mulheres quanto ao cuidado precoce da doença e assim prevenir casos graves da patologia. O câncer de mama ocupa o ranking de primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. A taxa de mortalidade é considerada alta, e em números mundiais, no ano de 2019 foi de 14,23 por cada 100 mil habitantes. No Brasil, as maiores taxas de incidência e mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A Câmara Municipal de Luziânia abraça a causa com o objetivo de prevenir os casos dessa doença, alertando as mulheres para manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática esportiva recorrente e evitar o tabagismo. Vale ressaltar que, o câncer de mama também pode atingir os homens, evidente que em menos quantidade. De acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer, em 2019, no universo nacional de 18.295 mortes, dessas 18.068 mulheres e 227 homens.

O presidente da Câmara Municipal de Luziânia, vereador Carlos da Liga, salientou que o acesso à informação é um passo importante na conscientização e convencimento no que se refere a prevenção. “Mulheres conscientes do que é a doença e os transtornos que podem causar, desperta o interesse das mulheres na prevenção e as consultas anuais que devem ser feitas nas unidades básicas de saúde do nosso município. Juntos vamos buscar mais aparelhos e recursos para diminuir os casos de diversas patologias”.

E-mail Legislativo

Mídias Sociais

  

SAPL