Você está aqui: Página Inicial / Novembro Azul: alerta para o câncer de próstata

Novembro Azul: alerta para o câncer de próstata

por Graciliano Cândido última modificação 03/11/2022 10h43

Novembro Azul é o mês de alerta global e campanha para combate e prevenção do câncer de próstata. Hoje, é o principal câncer entre os homens (excluindo o de pele), responsável por 29 % dos casos. Cerca de 66 mil novos casos anuais são registrados no Brasil – nada menos que uma morte a cada 38 minutos, o que evidencia a extrema relevância do tema.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, podendo estar presente apenas a elevação do antígeno prostático específico, ou PSA, usado principalmente para rastreamento em homens assintomáticos. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Na fase avançada, os sintomas podem ser locais: dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen, diminuição do jato urinário, insuficiência renal. Também podem ocorrer sintomas devido a metástases, dores e quadril e coluna toracolombar, gânglios em região inguinal ou, ainda, fraqueza generalizada.

Portanto, a orientação é fazer acompanhamento médico urológico anualmente para observar qualquer alteração que possa ocorrer.

E-mail Legislativo

Mídias Sociais

  

SAPL