Você está aqui: Página Inicial / Luziânia discute melhorias para o transporte semiurbano entre Luziânia e o Distrito Federal

Luziânia discute melhorias para o transporte semiurbano entre Luziânia e o Distrito Federal

por Graciliano Cândido última modificação 06/12/2021 16h17

Presidida pelo vereador Carlos da Liga e do autor do requerimento da audiência pública, vereador Andrezão, que foi realizada na manhã desta segunda-feira (06/12), na Câmara Municipal de Luziânia. A audiência contou com a presença e ouviu o Secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro Silveira, Subsecretário de Operações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, Márcio Antônio de Jesus e o Diretor da Superintendência de Trânsito de Luziânia, Marcelo Lemos. “O transporte do nosso município precisa melhorar, visto que a tarifa é muito cara e não condiz com a qualidade do serviço”, sinalizou o vereador Andrezão. O vereador Carlos da Liga, emendou destacando a importância de discutir um tema relevante para a população, segundo ele, é um assunto sensível, que merece todos os esforços, afim de oferecer melhorias à nossa comunidade.

Desde julho de 2021, o Governo do Distrito Federal recebeu a missão por meio de convênio, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, para gerenciar o transporte do DF e Entorno de Brasília. De acordo com o Secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro Silveira, diversas regras foram passadas a serem cumpridas. Num primeiro momento, as empresas operadoras atuais se mantêm prestando o serviço à população, logo será lançada licitação para que um novo sistema seja estabelecido. Além disso, está sendo feito um mapeamento com intuito de identificar as melhorias: Aumento de linhas, ônibus, rotas e horários. “Isso será feito com a mesma empresa que opera em cada município. Há municípios que já receberam acréscimos de 70 ônibus nas ruas”, destacou. No início de 2022, o sistema de bilhetagem do DF e Entorno será integrado para atender a necessidade do usuário. Além de poder acompanhar a localização e linhas dos respectivos ônibus, por meio de aplicativo, similar ao App DF no Ponto.

O Diretor da Superintendência de Trânsito de Luziânia, Marcelo Lemos, esclareceu que está realizando estudo de mobilidade urbana com intuito de saber os bairros que ainda não são contempladas com transporte público e assim, melhor distribuir as linhas para atender todos os munícipes. “É um pedido do prefeito para darmos essa resposta à população”.

Marcaram presença da audiência também, os vereadores: Leozin Roriz, Marcelo Meireles, Professor Jamal, Professor Marcus, Chico da Antarctica, Nixon das Casinhas, Passos e Waltinho, além do secretário de Planejamento de Luziânia, Edson Braz, representando nesse ato o prefeito de Luziânia.

Licitação em 2022

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro Silveira determinou a realização da licitação que será capaz de exigir regulamentação para as empresas operadoras, entre elas a idade máxima de frota, limitado a 10 anos, sistema de bilhetagem eletrônica, portas disponíveis para embarque e desembarque em ambos os lados do veículo, afim de atender a necessidade de utilizar a faixa exclusiva BRT. Além da acessibilidade nos ônibus, com plataformas elevatórias para acesso dos cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade.

Gratuidade

A gratuidade disponibilizada para portadores de necessidades especiais e estudantes da rede pública é um benefício oferecido aos moradores do DF, por meio de determinação da Câmara Legislativa do DF, portanto, a ANTT não exigiu essa concessão no convênio celebrado. O vereador Nixon das Casinhas, defendeu a garantia da gratuidade para os moradores do município. “Vou buscar apoio para colocar emenda a esta lei para que a nossa comunidade tenha passe livre para os portadores de necessidades especiais”.

Trem de passageiros

O secretário de Mobilidade do DF explicou que a iniciativa ficou frustrada devido uma determinação do Ministério da Economia à época que não autorizou a CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, que estava com todo um planejamento para operação de um VLT de Brasília à Luziânia, visto que a companhia passaria por uma desestatização, impossibilitando esse projeto.

E-mail Legislativo

Mídias Sociais

  

SAPL