Você está aqui: Página Inicial / Luziânia alcança marca de 276 anos

Luziânia alcança marca de 276 anos

por Graciliano Cândido última modificação 12/12/2022 11h04

Considerada cidade-mãe de diversos municípios do Entorno Sul do Distrito Federal, Luziânia é também uma das mais antigas do estado de Goiás. Por onde se passa, é possível observar e apreciar a riqueza histórica, principalmente em seus casarões, arquitetura do século passado, população mais madura e com muitas experiências para contar. Afinal, são 276 anos, e muitas gerações que nasceram, cresceram e estabeleceram famílias, construindo histórias de sucesso, seja na política, comércio ou prestando serviços para a comunidade.

Luziânia foi fundada em 1746 e estabelecido o seu aniversário em 13 de dezembro. Recebeu o nome inicialmente de Santa Luzia, em homenagem a sua padroeira. A atividade de mineração na região foi uma das primeiras descobertas, foi a partir daí que iniciou a ser povoada em meados do século XVIII. No ano de 1833 passou da categoria de arraial à vila, e logo mais em 1867 foi considerada cidade, recebendo o nome de Luziânia.

Em pleno século XXI, Luziânia ocupa o posto do quinto município mais populoso e a 5º maior economia do estado de Goiás. Sua área total chega a 3.961,099km de extensão, tendo a população estimada no ano de 2019 em 208 299 habitantes, de acordo com dados do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. A atividade econômica predominante são os empreendimentos agroindustriais (com produção de feijão, soja e milho), compradores de grão da região que se destacam na comercialização com o mercado externo.

O presidente da Câmara Municipal de Luziânia, vereador Carlos da Liga, parabeniza essa cidade que desde sua fundação é cidade-mãe, dando origem a dezenas de bairros que somam e transformam na sua eterna Santa Luzia e gerou muitos avanços para os municípios vizinhos, gerando emprego, renda e desenvolvimento social. “Luziânia é uma cidade próspera, pujante e acolhedora. Vem completar 276 anos de história de grandes empreendimentos, grandes conquistas. Parabéns nosso município, nossa terra de Santa Luzia e todo seu povo”.