Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamentares apresentam demandas e recebem secretária de educação

Parlamentares apresentam demandas e recebem secretária de educação

por Aline Athila última modificação 13/08/2020 12h45

A sessão, desta terça-feira (11), foi marcada por inúmeras reivindicações para prestação de serviços públicos nos bairros de Luziânia, bem como pela presença da representante da Secretaria Municipal de Educação.

Nas últimas semanas, o Poder Executivo tem encaminhado uma série de projetos de lei que alteram nomenclaturas de instituições de ensino municipais. A secretária, professora Nilma Meireles, compareceu ao plenário e esclareceu os motivos das mudanças de nomes nas escolas e centros educacionais.

De acordo com ela, o objetivo é adequar o atendimento e as diferentes fases do ensino conforme as demandas das regiões em que estão instalados as unidades, além de atender as determinações legais para aquisição de mais recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Questionada pelo vereador Zé Maria sobre a possibilidade de ampliação das vagas em tais unidades que receberão a alteração e ainda sobre o aumento do censo escolar, a secretária afirmou que existe a expectativa de ampliar 30 vagas da transformação da Escola Municipal Marcílio Dias, localizada no Parque Estrela Dalva X. A unidade será uma das três Escolas de Tempo Integral do município.

Sobre o censo, a informação é de que a segunda etapa de levantamento de informações será concluída em agosto.  Uma terceira fase segue até sua conclusão a qual subsidiará o repasse de recursos e a execução de programas e políticas publicas para a área de educação, tais como: distribuição de livros, transporte escolar, instalação de bibliotecas, merenda escolar e verbas do Fundeb.

O vereador Dioscler também perguntou sobre o andamento das obras na escola do setor pró-lote e teve o retorno de que até setembro a obra será entregue. Outras unidades da educação infantil seguem em construção com recursos do FNDE.

Finalmente, sobre o retorno presencial das aula, a chefe da pasta antecipou que haverá uma reunião com gestores do entorno para analisar o atual cenário e os protocolos de higiene e segurança necessários para a retomada responsável. Enquanto isso os alunos seguem com aulas remotas.

Direto do Povo

Nos destaques das indicações temos a solicitação do vereador Rubão para instalação de uma farmácia dentro da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Ingá, do Eliel a construção de retornos na BR-040 com o intuito de melhorar o tráfego e reduzir acidente e do vereador Dioscler a criação de uma rotatória na Av. Lucena Roriz com a Rua 112 no Jardim Ingá.

O vereador Boaz também fez um apelo pelos setores Jardim São Paulo e Residencial Conquista para a atendimento do correios a região e o presidente Felipe do Mandu intercedeu pela pavimentação asfáltica do Parque Santa Fe e JK, além do tratamento da água do Parque Ecológico.

A sessão contou ainda com a criação de uma comissão para verificar a área a ser desafetada que beneficiará a comunidade Mel de Deus. O grupo terá como presidente a vereadora Luzia Diretora, o vice-presidente Tiola e os membros Everaldo Meireles, Serginho do Meio Ambiente e o professor Rubão.