Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fiscalização dos gastos com coronavírus e desligamentos de funcionários da prefeitura movimentam a sessão

por Aline Athila última modificação 02/07/2020 15h45

A primeira sessão ordinária do mês de julho foi marcada por inúmeros pedidos de indicações, cobranças sobre a destinação dos recursos da COVID-19, não pagamento de funcionários dispensados da administração municipal, entre outros.

Relacionado ao coronavírus esteve o apelo do vereador Professor Rubão por mais fiscalização no serviço de transporte municipal que tem reduzido sua frota de ônibus circulando assim com lotação máxima e trazendo risco para os usuários. O parlamentar também solicitou o envio de testes para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Sua fala foi reforçada pela indicação do vereador Disoscler que questiona “Como está sendo realizado a testagem? Todos os dias recebo pessoas reclamando que mesmo com os sintomas não têm conseguido realizar os testes”, diz Dioscler.

Os vereadores Ana Lucia e Everaldo Meireles solicitaram ainda a notificação para que a administração municipal os convoque para participar das reuniões que envolvem compras e licitações para o coronavírus. Ambos representam o Poder Legislativo no grupo instalado para apreciar os gastos recebidos e que, nos últimos dias, têm sua destinação questionada pela população.

A sessão contou ainda com a indicação do vereador Carlos da Liga para envio do estudo que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação para retorno das crianças e jovens as salas de aulas com segurança.

Passando a palavra para a Professora Jaqueline, a parlamentar defendeu uma gratificação de 50% para todo o servidor da saúde que contrair o coronavírus em serviço. O pedido é motivado pela baixa remuneração dos profissionais que ao contrair a doença necessitam não apenas de buscar tratamento para si como corre o risco de contaminar sua família.

Partindo para outros pedidos da comunidade, o presidente Felipe do Mandu requisitou a criação de três linhas de ônibus para a região das Três Vendas. A população que residi no local depende de caronas para se locomover.

O aumento dos casos de dengue também rendeu debates em plenário e o Vereador Professor Hildo solicitou um mutirão de limpeza e roçagem para evitar os casos de dengue alertando ainda sobre a necessidade de conscientização da comunidade para a limpeza dos seus lotes e residências. Os parlamentares também fizeram coro na defesa dos ex-funcionários dispensados, desde fevereiro até a presente data, pela administração municipal e que possuem verbas rescisórias pendentes com o município.