Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / No outubro rosa, Luziânia segue sem mamógrafo

No outubro rosa, Luziânia segue sem mamógrafo

por Aline Athila última modificação 10/11/2020 12h40
Campeão de indicações dos vereadores, o equipamento responsável por revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama foi novamente alvo de pedidos na sessão ordinária desta terça-feira (13). Luziânia possuía um mamógrafo, contudo o equipamento estragou e permanece assim com os pacientes tendo que se deslocar para municípios vizinhos ou para as capitais.
Dessa vez, foi solicitada a aquisição do aparelho em formato digital, que possui inúmeras vantagens sobre o analógico, entre elas está um diagnostico mais sensível e preciso, mais recursos para o médico, menor exposição à radiação, agilidade, menor dor e desconforto (uma das maiores queixas das mulheres em relação ao exame), maior eficácia para mulheres com seios grandes e finalmente menor geração de resíduos ao meio ambiente, já que dispensa filmes de revelação.
No pedido, a parlamentar solicitou dois mamógrafos sendo um para o Hospital do Jardim Ingá e outro para o Posto de Saúde da Mulher em Luziânia.
O outubro rosa é uma campanha mundial que visa alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer do colo do útero. O objetivo, portanto, é conscientizar sobre as doenças, contribuir para a redução da mortalidade e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico que é feito pelo mamógrafo inexistente em Luziânia.
Imagem: Grupo Infinita (internet)