Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Télio Rodrigues e um balanço da presidência

Télio Rodrigues e um balanço da presidência

por Imprensa CML — última modificação 15/12/2015 21h29
Colaboradores: Texto Fabiana Costa
O vereador deixa a presidência da CML com a certeza de um grande trabalho realizado.

Vereador pelo segundo mandato, o mais bem votado no último pleito municipal, Télio Rodrigues foi eleito presidente da Câmara Municipal de Luziânia em uma das eleições mais disputadas da história legislativa do município.

Mas Télio surpreendeu desde o início! Mesmo sendo eleito na chapa da oposição a base do governo, fez questão de deixar as portas abertas para uma relação consciente e de respeito para com o Executivo municipal. Sendo assim, o vereador cresceu perante a classe política e deu mais voz ao povo através da sua conduta e abertura incondicional para a participação dos outros parlamentares.

Em seu discurso de posse, Télio fez questão em lembrar de que mesmo sendo da bancada da oposição, iria manter o diálogo com a Prefeitura, contudo sem aceitar imposições. E assim foi feito. Os projetos vindos do Executivo foram estudados e analisados pela Casa de Leis, e quando estavam dentro da conformidade para beneficiar a população, logo eram aprovados e recebiam o apoio dos vereadores.

Com certeza, um dos anos legislativos mais produtivos, em que centenas de matérias foram apresentadas na Câmara e que já transformam a realidade de vários bairros, contribuindo para a melhoria de vida das pessoas. Nunca foram oferecidas tantas homenagens aos cidadãos e empresas, que contribuem para o desenvolvimento da cidade, como ocorreu neste ano através das Moções de Aplausos. Bem como, a CML fez questão em participar do luto de várias famílias luzianienses com as Moções de Pesar que aproximaram, ainda mais, o Legislativo do povo.

Télio abriu espaço para as Missas e Cultos de Louvor antes das sessões plenárias, mostrando que devemos estar unidos em favor do próximo. E por falar em religião, promoveu no final do mês de setembro uma emocionante sessão solene para comemorar os 21 anos da Igreja Nova Dimensão em Luziânia, com certificados para os colaboradores que ajudaram nos quatro dias de festa e adoração.

Audiências Públicas foram promovidas pela Casa para ouvir a população, como a do Som Automotivo, proposta pelo vereador Rubens Soares com apoio da CML, que colocou donos de carros e motos, moradores e comerciantes lado a lado para chegarem a um acordo. E ainda tivemos recentemente a da UEG, uma parceria entre Télio e o deputado estadual Diego Sorgatto, para a expansão do Campus Luziânia. Na ocasião, o presidente da CML pediu ao prefeito municipal a disponibilização de ônibus gratuitos para os alunos da unidade, já que a mesma fica em um bairro mais afastado da cidade, o que arrancou aplausos calorosos de todo o plenário.

Outro ponto forte na presidência de 2015 foi a abertura para as tribunas populares. Foi o ano em que mais tivemos cidadãos usando esse meio nas sessões ordinárias, para trazer inquietações, dúvidas e sugestões da população, aproximando ainda mais, o legislativo do povo.

Télio Rodrigues criou o projeto Alunos no Legislativo em que escolas das redes pública e particular visitam a Câmara Municipal de Luziânia, garantindo aos estudantes as informações necessárias para que possam acompanhar e avaliar o papel do legislativo no novo contexto da sociedade. Além de que, a visita dirigida será uma ferramenta para o entendimento do processo de funcionamento da Câmara e ainda um despertar do interesse pela história da Casa e de seus parlamentares. O projeto está sendo um grande sucesso perante as escolas que participaram dele este ano, com o total apoio do presidente, os alunos aprendem e se divertem durante o passeio.

E o que falar sobre a visibilidade da Câmara luzianiense nos meios digitais? Umas das Casas legislativas que mais se destaca nesse mundo tão rápido e exigente de novas e atualizadas notícias. Estamos presentes no Facebook e fomos a primeira Câmara Municipal a ter um perfil no Instagram. Além disso, podemos transmitir momentos das sessões ordinárias, ao vivo, através do Periscope e ainda, a CML possui uma conta no Snapchat, a grande sensação do momento.

Mas Télio ainda não estava satisfeito e lançou o site da Câmara Municipal de Luziânia durante uma das últimas sessões no plenário. Um portal totalmente reformulado, inovador e dinâmico com todo o suporte da plataforma do Senado Federal. Acessando www.luziania.leg.go.br você conhece um pouco mais sobre os vereadores, tem acesso a todas as leis sancionadas no município desde 1947 até agora, acompanha as notícias e fotos da Casa, entra no portal da transparência e ainda tem disponíveis sites de pesquisas governamentais. Realmente, mais um grande marco em seu mandato na presidência da CML.

E ainda, um grande administrador! Pois, Télio também saiu na frente das outras gestões ao pagar o décimo terceiro dos funcionários antecipado e em única parcela. Bem como, deixa todas as contas pagas e o orçamento da Câmara equilibrado, o que vai facilitar e muito a gestão do novo presidente para 2016.

Télio Rodrigues entrega a presidência com a certeza de ter realizado um grande trabalho, o que pode ser confirmado pelos funcionários da Câmara Municipal de Luziânia, por todos os outros vereadores, que sempre reconheceram sua atuação durante as sessões, pela elite política do município e região, e o principal, pelo povo de nosso município que encontrou uma Casa de Leis mais aberta e pronta para ouvir seus anseios.

Verdadeiramente, um parlamentar e um presidente que vai ficar impresso na história legislativa de Luziânia!