Você está aqui: Página Inicial / Dia nacional do vereador é lembrado hoje (01/10)

Dia nacional do vereador é lembrado hoje (01/10)

por Graciliano Cândido última modificação 01/10/2021 09h03

Instituído pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984, a data tem o papel de valorizar esse agente político que tem uma missão importante para a democracia, através de um mandato de quatro anos. É ele o representante do cidadão, com o dever de fazer a ligação entre os moradores do município ao qual representa e o prefeito, com o objetivo de apresentar sugestões, melhorias e providências que proporcione melhor condições para a população.

No sentido literal, a palavra "vereador" tem o sentido de verificar, analisar, avaliar. Nesse aspecto, esse agente, tem a função de elaborar leis, fiscalizar as contas do Poder Executivo local, denunciar irregularidades e desempenhar funções administrativas na câmara municipal. A Câmara Municipal de Luziânia conta com 20 vereadores do sexo masculino e uma do feminino. São   "porta-voz" da comunidade, sugerindo benfeitorias para a região que atua.

A história detalha que as câmaras de vereadores são mais antigas do que o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas. A primeira delas foi instalada em 1532, por Martin Afonso de Souza, na primeira capitania hereditária, no litoral de São Paulo.

Por essa razão, parabenizamos os vereadores do nosso município, eles que tem seus gabinetes abertos para "ouvir" e atender os anseios da população.

E-mail Legislativo

Mídias Sociais

  

SAPL