Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores fiscalizam obras em Luziânia

Vereadores fiscalizam obras em Luziânia

por Fabiana Costa - Imprensa CML — última modificação 31/03/2017 18h15
Comitiva de Vereadores e Imprensa faz vistoria e fiscaliza obras da área da saúde no município.

A Câmara Municipal de Luziânia promoveu uma grande ação na manhã do dia 31 de março de 2017. Uma comitiva de Vereadores, com a participação da Imprensa local e do Entorno e do Conselho Municipal de Saúde, visitou o Hospital Regional de Luziânia, a Unidade Básica de Saúde do Setor Leste e o CER - Centro Especializado de Reabilitação para vistoria e fiscalização do andamento dessas três grandes obras na área da saúde do município. O secretário municipal de saúde, Dr. Watherson Roriz acompanhou as visitas e explicou sobre prazos, recursos e novidades que serão oferecidas à população em cada uma dessas instalações.

O presidente da CML, vereador Murilo Roriz explicou sobre a importância dessas visitas: "É função do Poder Legislativo o de fiscalizar os atos da Prefeitura e por isso estamos aqui neste dia, para vistoriar e mostrar para a população como estão as reais condições destas grandes obras na área da saúde. E quero lembrar que novas ações como essa vão acontecer! Os vereadores vão estar visitando órgãos e instituições durante todo o ano".

O secretário Dr. Watherson explicou que na área de ampliação no Hospital Regional de Luziânia funcionará o Pronto-Socorro, o Laboratório de Imagens com tomografia computadorizada, ecógrafos com doppler, raio-x digital, endoscopia digestiva e broncoscopia, além do Laboratório de Análises Clinícas. Outro dado importante é que os recursos para a aquisição desses equipamentos já estão disponíveis. Nesta área também vai funcionar o Ambulatório de Especialidades com consultórios para pré e pós-cirurgia, ginecologia, urologia, vascular e clínica médica. Além de lanchonete e Capela ecumênica.

Já na parte da reforma, o Regional vai contar com novidades como o Parto Humanizado, o que vai beneficiar muitas mulheres.

Na Unidade Básica de Saúde do Setor Leste, o local estava com o teto caindo e a Prefeitura decidiu colocar a estrutura no chão. Agora, a nova instalação que deverá ser entregue até junho deste ano vai ter duas equipes de saúde trabalhando para atender a comunidade local, com médicos e dentistas. Além de uma academia de saúde para exercícios com os pacientes e trabalhos comunitários com os jovens e idosos da região, como aulas de karatê e aulas de crochê e muito mais.

No CER – Centro Especializado em Reabilitação as obras estão em fase final e deve ser entregue no próximo mês de maio. O local vai trabalhar com os portadores de necessidades especiais, mental, auditiva, visual e motora com neurologista, oftalmologista, otorrino, cardiologista, ortopedista, fisioterapeuta e psicólogo, além de profissionais de enfermagem.

“Em todo o Estado de Goiás existem apenas 6 unidades do CER e Luziânia foi pioneira nessa região e contemplada entre 256 municípios. O motivo foi vontade política da administração Cristóvão Tormin e o nosso projeto para receber o mesmo. São materiais e equipamentos de primeiro mundo. Terminamos a obra com sobra de dinheiro e com isso vamos construir uma piscina especial para hidroterapia, para melhor atender aos nossos pacientes que serão encaminhados para o CER”.

A diretora do CER, Dra. Fabiane Ribeiro lembrou que pacientes com traumas ou acidentados não devem ser encaminhados para o local e sim para Hospital Regional e UPA’s, pois no CER a proposta é para reabilitação e readaptação das pessoas e assim não terão cirurgias e nem internações.

O presidente da Comissão de Saúde da CML, vereador Paulinho Cabeleireiro concluiu: “A nossa comissão está muito satisfeita em ver resultados tão positivos depois dessas três visitas. E lembramos a todos que continuaremos a olhar de perto por toda a área da saúde do município”.